terça-feira, 1 de outubro de 2019

Escultura "Os Dois Guerreiros / Os Candangos" e o Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil


Escultura "Os Dois Guerreiros / Os Candangos" e o Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil
Brasília - DF
Fotografia - Cartão Postal


O monumento Os Guerreiros, também conhecido como Os Candangos, é uma escultura de bronze de autoria de Bruno Giorgi, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. Concluída em 1959 e restaurada em 1987, a obra é uma homenagem aos operários que trabalharam na construção da cidade.
Nos anos 50 e 60, trabalhadores de todo o país chegaram ao Centro-Oeste para ajudar na construção de Brasília, a nova capital federal. Atuando em condições nem sempre adequadas, esses operários ajudaram a erguer belos edifícios, muitos deles projetados por Oscar Niemeyer.
Durante as obras na cidade, os jovens pedreiros Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques morreram soterrados, gerando comoção entre os funcionários. Diante desse fato, em 1959, foi inaugurado um monumento em homenagem aos dois operários, na Praça dos Três Poderes.
A escultura Os Dois Guerreiros, popularmente conhecida como Os Candangos, foi esculpida pelo artista Bruno Giorgi. Feita em bronze, a estátua mede 8 metros e é considerada um dos símbolos da cidade. Vinte e oito anos após sua inauguração, a obra foi restaurada.
Os operários que migraram para o planalto central para atuar nas obras de Brasília foram denominados candangos, em alusão aos angolanos, que assim chamavam os colonizadores de Portugal.
Vindos principalmente do Nordeste, que enfrentava um terrível período de seca no fim dos anos 50, dezenas de milhares de trabalhadores lutaram contra a falta de hospitais, más condições sanitárias e escassez de alimentos.
O ponto alto do sofrimento dos candangos foi no carnaval de 1959, quando uma empreiteira impediu os operários de se divertirem nas cidades vizinhas. Com isso, os trabalhadores se levantaram contra a construtora, que os reprimiu de maneira violenta. Até hoje, não há dados oficiais sobre o ocorrido, mas especulava-se, na época, que o episódio deixou 9 mortos e 60 feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário