Carnaval em Madureira, Rio de Janeiro, Brasil (Carnaval em Madureira) - Tarsila do Amaral
Rio de Janeiro - RJ
Fundação José e Paulina Nemirovsky, atualmente cedida em comodato para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
OST - 76x63 - 1924
Em 1924, Tarsila do Amaral esteve no Rio de Janeiro, onde
passou o Carnaval. Surpreendeu-se com a ousadia da cultura popular ao
deparar-se com uma alegoria de 15 metros, criada como decoração do carnaval de
Madureira, como foi noticiado e documentado por fotografia, de uma Torre Eiffel
em torno da qual, por uma engenhoca girava um dirigível, homenagem à Santos
Dumont. Esta foi a inspiração do quadro em questão, exposto em Paris em 1926, e
hoje fazendo parte do acervo da Pinacoteca da Cidade de São Paulo.
(Marlon Lima).
A composição Carnaval em Madureira, obra da pintora
brasileira Tarsila do Amaral, é uma construção visual, feita a partir de
esboços e de experiências vivenciadas pela artista. Não se trata de um registro
real. A escolha do título deveu-se à fama do bairro de Madureira, conhecido
desde as primeiras décadas do século XX, por suas rodas de samba e blocos
carnavalescos tradicionais.
No meio da tela está a Torre Eiffel, enfeitada com bandeirolas
coloridas. À sua esquerda, encontra-se um dirigível. Ao fundo, duas enormes
pedras remontam às lembranças da fazenda, com várias formações rochosas, onde a
pintora viveu sua infância. Tudo isso é transportado para os morros da cidade
do Rio de Janeiro, numa linguagem própria, numa mistura de meio rural, urbano e
exterior.
No seu quadro Carnaval em Madureira, Tarsila emprega
tonalidades luminosas e mistura temas brasileiros e estrangeiros. As figuras
possuem o tom de pele moreno, que se destaca pelo uso de roupas coloridas. A
vegetação é de um verde luxuriante.
Quase todas as mulheres presentes na composição usam chapéus
chamativos de diferentes tamanhos, formas e cores, adereços de Carnaval. Também
estão presentes várias crianças. Duas delas ornamentam seu cachorro, prendendo
um enorme laço de fita ao rabo do animal, que também faz parte da folia. Uma
mulher alta e magra, com muitos colares no pescoço, contrapõe-se à outra, baixa
e gorducha, com um lenço na cabeça. Há muitas figuras geométricas na pintura
(círculos, triângulos, retângulos, trapézios).
A presença da Torre Eiffel está ligada à França, símbolo de
modernidade, país almejado por quase todos os artistas da época. A pintora ali
passou vários anos de sua vida. As bandeirinhas aludem à alegria.
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