Hyundai HB20 2020, Brasil
Fotografia
Há muito tempo a reestilização de um modelo não causava tanta
polêmica como a do novo Hyundai HB20. Quando foi lançado, em 2012, seu design
ousado foi um dos pontos fortes que conquistou uma legião de fãs e fez o hatch
e o sedã figurarem entre os mais emplacados do país. A “nova geração” do HB20,
como a Hyundai prefere chamar, chega ao mercado junto com também reestilizado
Chevrolet Onix, seu principal concorrente, que parece ter tido receptividade
melhor. Mas o modelo da marca coreana tem suas qualidades, como o bom conjunto
mecânico, e versões com diferentes pacotes de equipamentos.
Diz o ditado popular que gosto não se discute e cada um tem o
seu, ou que beleza é subjetiva. Pois bem, mas assim que as imagens do HB20
foram divulgadas pela imprensa especializada, logo vieram as primeiras reações.
Entre os comentários, muitos foram enfáticos, dizendo que “conseguiram piorar o
carro” em relação ao anterior. O argumento é que o desenho da grade, agora
maior, conferiu ao modelo uma expressão triste, lembrando a boca do Coringa,
arqui-inimigo do Batman. Alguns chegaram a dizer que, no hatch, não há
equilíbrio entre a frente e a traseira, observação que não foi feita em relação
ao sedã. O certo é que, no Brasil, o visual conta pontos e pode determinar o
sucesso ou o fracasso de um modelo.
Mas deixando a subjetividade de lado e partindo para as
questões práticas do novo HB20, conferimos o conjunto mecânico do hatch e do
sedã durante o lançamento na Bahia. A Hyundai disponibilizou modelos apenas com
o motor 1.0 Kappa Turbo, três-cilindros, com potência de 120cv (g/e) e 17,5kgfm
de torque já a 1.500rpm, associado ao câmbio automático de seis velocidades,
com opções de trocas sequenciais também por meio das aletas atrás do volante.
O hatch impressionou pelo bom desempenho, com respostas rápidas
ao comando no acelerador. O três-cilindros tem bom torque em baixas rotações e
o turbo atua de forma eficiente, sem sustos, mas quando o giro sobe, o ruído de
funcionamento do motor se mostra bem áspero, chegando a incomodar. O câmbio
automático foi bem calibrado, com mudanças de marchas no tempo certo, e sem
trancos. As suspensões são mais duras, transferindo bem as irregularidades do
solo para dentro. Mas garantem boa estabilidade, mesmo para o sedã. Os
controles de tração e estabilidade ajudam muito.
No quesito tecnologia, o novo HB20 traz algumas novidades, como
o sistema de alerta e frenagem autônomo, que é opcional. Com uma câmera
localizada no para-brisa, o sistema detecta a presença de um veículo ou pessoa
na frente do carro, que se estiver a uma velocidade de até 50km/h, consegue
pará-lo totalmente. Testamos o sistema em pista fechada e funcionou mesmo. O
modelo traz ainda o alerta de mudança de faixa, que avisa o motorista com
sinais luminosos e sonoros, quatro airbags (de série a partir da versão Diamond
1.0 turbo), controle de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa
(estes dois a partir da versão Evolution 1.0 aspirado), sistema de
monitoramento da pressão dos pneus e pontos de fixação de cadeiras infantis
Isofix e TopTether.
O hatch tem como versão de entrada a Sense 1.0, que custa R$
46.490, e traz entre os principais itens de série direção com assistência
elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros,
painel de instrumentos analógico, rodas de aço 14 polegadas com calotas e banco
do motorista com ajuste de altura. O concorrente Chevrolet Onix na versão de
entrada 1.0 manual (R$ 48.490) traz de série ar-condicionado, direção elétrica,
chave canivete, computador de bordo, controlador de limite de velocidade,
volante multifuncional, vidros e travas elétricos, banco traseiro bipartido e
rebatível, som com Bluetooth e entrada USB dupla, tomadas USB para o banco
traseiro e rodas de aço aro 15 polegadas com calotas.
Já a versão Vision 1.0 (R$ 50.490) acrescenta rodas de aço de
15 polegadas com calotas, retrovisores elétricos, sistema multimídia e USB para
carregamento rápido do celular, chave canivete, alarme, vidros elétricos com
one touch para o motorista, maçanetas externas e retrovisores na cor da
carroceria e porta-objetos com tampa deslizante no console. O Onix LT 1.0
manual (R$ 51.590) acrescenta o sistema multimídia MyLink.
O HB20 Evolution 1.0 custa R$ 53.790 e acrescenta rodas de liga
leve de 15 polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida
em rampa, fechamento e abertura dos vidros pela chave canivete, sensor de
estacionamento traseiro, ajuste de altura e distância do volante,
ar-condicionado digital e painel de instrumentos digital. Os HB20 Vision 1.6
com câmbio manual tem preço de R$ 57.990 e traz os itens da versão Vision 1.0+,
grade dianteira cromada e multimídia BlueMedia com entrada USB para
carregamento rápido de celular. A mesma versão, porém com câmbio automático de
seis velocidades, custa R$ 62.790, e acrescenta controle de tração e
estabilidade, assistente de partida em rampa, controlador e limitador de
velocidade e apoia braço para o motorista.
A primeira versão do hatch equipada com o motor 1.0 turbo e
câmbio automático é a Evolution, custa R$ 67.190, e traz quatro vidros
elétricos com one touch, fechamento e abertura dos vidros pela chave canivete,
sensor de estacionamento traseiro, painel de instrumentos digital, rodas de
liga leve diamantadas e antena tipo barbatana de tubarão. Já a Diamond 1.0
turbo automática, mais completa, chega a R$ 73.590 e acrescenta airbags
laterais, smart key com partida do motor por botão, acendimento automático dos
faróis, paddle shifts para mudanças de marcha atrás do volante, câmera de ré,
faróis com luz de posição em LED, volante revestido em couro, apoio de braço
deslizante, sistema stop&go, banco traseiro bipartido, alarme com sensor de
presença e retrovisor externo rebatível eletricamente.
A versão Diamond Plus 1.0 turbo automática sobe para R$ 77.990
e traz ainda bancos revestidos em couro, sistema de alerta e frenagem autônomo,
alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A
Hyundai oferece ainda a versão Launch Edition 1.6 automático, por R$ 69.990,
equipada com airbags laterais, faróis com luz de posição em LED e acendimento
automático, banco traseiro bipartido, câmera de ré, alarme com sensor de
presença, retrovisor rebatível eletricamente, smart key com partida do motor
por botão e apoia braço central deslizante.



















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