domingo, 3 de março de 2019

Estátua do Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez



Estátua do Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal



Inicialmente foi erguido na antiga praça Duque de Caxias, atualmente Largo do Machado, sendo inaugurado em 15 de agosto de 1899. Quando se construiu o prédio do Ministério do Exército na Avenida Presidente Vargas, providenciou-se um concurso público para a construção de um monumento ao Duque de Caxias, patrono do Exército. Isso acabou não indo para frente e a solução encontrada foi à transferência do monumento existente no Largo do Machado para o local. Foi reinaugurado na forma de um panteão em 30 de agosto de 1949.
A estátua foi fundida nas oficinas Thiebot, em Paris.
A obra apresenta Caxias montando em um cavalo, em uniforme de marechal do Exército, tendo na mão direita um binóculo, estando em atitude de observação.
O panteão para onde foi deslocado a estátua de Caxias foi destinado a conservar os restos mortais do patrono do Exército Brasileiro. Foi construído numa área de cerca de 5.300m2, externamente revestido de mármore. Na face posterior, fronteira ao jardim da praça, foi aplicado o brasão do Duque de Caxias, em bronze. Na face anterior, bem em frente ao portão do Ministério da Guerra, fica a porta de entrada, também em bronze, com as armas da República. Por esta entrada tem-se acesso à cripta, tendo logo à entrada, lateralmente, dois painéis, uma homenagem ao Exército e a Marinha, sendo toda revestida de mármore em tons de rosa claro e verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário