sábado, 26 de outubro de 2019

Estação Raiz da Serra, Cubatão, São Paulo, Brasil


Estação Raiz da Serra, Cubatão, São Paulo, Brasil
Cubatão - SP
Fotografia - Cartão Postal


A Estação Raiz da Serra, foi uma estação ferroviária pertencente a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. O prédio original foi construído em 1867 pela São Paulo Railway Company, já que desse ponto em diante, os trens da ferrovia tinham que atravessar um trecho de 7,5 Km em meio a Serra do Mar, com uma inclinação de 10º (dez graus), conhecido como "Serra-velha".
A estação está localizada na altura do Km 22 da EFSJ, no bairro Jardim São Marcos, no município de Cubatão, na Baixada Santista.
Em 2004, a estação foi reformada pela MRS, mas devido ao fato do prédio não receber mais passageiros e os trens cargueiros vindos de Santos passarem direto por ela rumo a Serra do Mourão (subdivisão da Serra do Mar), a estação encontra-se atualmente abandonada e em estado deteriorado.
Funicular da Serra do Mar foi construído originalmente no trecho hoje conhecido como "Serra-velha". Ao contrário do sistema utilizado na via duplicada da "Serra-nova", atualmente abandonada, o sistema do trecho original operava em via singela, onde maquinas a vapor, instaladas em 4 (quatro) patamares diferentes ao longo da Serra do Mar, puxavam por meio de cabos de aço as locomotivas sem tração chamadas de Serrabreques, que possuíam uma capacidade de carga para até 60 (sessenta) toneladas.
Antes do sistema de cremalheira ser implementado, os passageiros que vinham de São Paulo tinham que desembarcar do trem de subúrbio em Paranapiacaba, e embarcar em uma Serrabreque (posteriormente substituída por uma automotriz), própria do sistema funicular. Ao chegar em cada um dos 4 patamares da via, a composição tinha que ser desengatada do cabo da sessão inicial e engatar no cabo da sessão seguinte, até chegar na estação Raiz da Serra, já que o antigo Funicular da Serra do Mar, ao contrário do seu sucessor, não possuía um cabo continuo. Ao chegar na estação Raiz da Serra, os passageiros tinham que desembarcar novamente da composição e esperar na estação por outro trem de subúrbio para continuar a viagem em direção a Estação Valongo, na cidade de Santos.
Devido ao aumento da demanda, limitações de carregamento do sistema e estado de conservação da via, o sistema de cabos de aço foi desativado em 1970, e quatro anos depois em 1974, o sistema cremalheira, mais moderno e seguro foi implantado em seu lugar, dando fim a operação da estação pela MRS, já que os "novos trens" japoneses da época, não precisavam parar na estação.
Atualmente não se sabe por quanto tempo a ferrovia da Serra-velha operou com o serviço de passageiros, já que o "Trem funicular da Serra-nova", construido mais a frente, foi usado inicialmente apenas para o transporte de cargas e muito posteriormente foi aberto aos passageiros, até ser desativado definitivamente em 1976 e encontrar-se abandonado desde então.
Após a implementação do Sistema de Cremalheira, locomotivas elétricas foram tomaram o lugar das antigas Serrabreques. Inicialmente, a empresa utilizou locomotivas cremalheiras fabricadas pela japonesa Hitachi. Atualmente a MRS, administradora da estação e da ferrovia pós Paranapiacaba, utiliza as locomotivas suíças de carga Stadler (apelidadas de "Rolex" pelos maquinistas da empresa por cada uma ter custado mais de 8 milhões de francos suiços), no lugar das antigas locomotivas da década de 70, para fazer o trajeto na serra, por meio do novo sistema.
O sistema atual da ferrovia funciona por meio de uma cremalheira "dentada" do tipo Abt, que serve para auxiliar a distribuição de potência da locomotiva e aumentar a aderência das rodas aos trilhos, já que a ferrovia tem uma inclinação de até 10% em alguns trechos, onde a cada 100 metros percorridos pela via a composição sobe 10 metros da Serra do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário