Estação Raiz da Serra, Cubatão, São Paulo, Brasil
Cubatão - SP
Fotografia - Cartão Postal
A Estação
Raiz da Serra, foi uma estação
ferroviária pertencente a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. O prédio original foi
construído em 1867 pela São
Paulo Railway Company, já que desse ponto em diante, os trens da
ferrovia tinham que atravessar um trecho de 7,5 Km em meio a Serra do Mar, com uma
inclinação de 10º (dez graus), conhecido como "Serra-velha".
A estação está
localizada na altura do Km 22 da EFSJ, no bairro Jardim São Marcos, no
município de Cubatão,
na Baixada
Santista.
Em 2004, a estação foi reformada pela MRS, mas devido ao fato do prédio não receber
mais passageiros e os trens cargueiros vindos de Santos passarem direto
por ela rumo a Serra do Mourão (subdivisão da Serra do Mar), a estação
encontra-se atualmente abandonada e em estado deteriorado.
O Funicular
da Serra do Mar foi construído originalmente no trecho hoje
conhecido como "Serra-velha". Ao contrário do sistema utilizado na
via duplicada da "Serra-nova", atualmente abandonada, o sistema do
trecho original operava em via singela, onde maquinas a vapor, instaladas em 4
(quatro) patamares diferentes ao longo da Serra do Mar, puxavam por
meio de cabos de aço as locomotivas sem tração chamadas de Serrabreques,
que possuíam uma capacidade de carga para até 60 (sessenta) toneladas.
Antes do
sistema de cremalheira ser implementado, os passageiros que vinham de São
Paulo tinham que desembarcar do trem de subúrbio em Paranapiacaba,
e embarcar em uma Serrabreque (posteriormente substituída por uma automotriz), própria do sistema
funicular. Ao chegar em cada um dos 4 patamares da via, a composição tinha que
ser desengatada do cabo da sessão inicial e engatar no cabo da sessão seguinte,
até chegar na estação Raiz da Serra, já que o antigo Funicular da Serra do Mar,
ao contrário do seu sucessor, não possuía um cabo continuo. Ao chegar na
estação Raiz da Serra, os passageiros tinham que desembarcar novamente da
composição e esperar na estação por outro trem de subúrbio para continuar a
viagem em direção a Estação
Valongo, na cidade de Santos.
Devido ao
aumento da demanda, limitações de carregamento do sistema e estado de conservação
da via, o sistema de cabos de aço foi desativado em 1970, e quatro anos depois em 1974, o sistema cremalheira, mais moderno e
seguro foi implantado em seu lugar, dando fim a operação da estação pela MRS, já que os "novos trens"
japoneses da época, não precisavam parar na estação.
Atualmente não
se sabe por quanto tempo a ferrovia da Serra-velha operou com o serviço de
passageiros, já que o "Trem funicular da Serra-nova", construido mais a
frente, foi usado inicialmente apenas para o transporte de cargas e muito
posteriormente foi aberto aos passageiros, até ser desativado definitivamente
em 1976 e encontrar-se
abandonado desde então.
Após a
implementação do Sistema de Cremalheira, locomotivas
elétricas foram tomaram o lugar das antigas Serrabreques.
Inicialmente, a empresa utilizou locomotivas cremalheiras fabricadas pela
japonesa Hitachi. Atualmente a MRS, administradora da estação e da ferrovia pós
Paranapiacaba, utiliza as locomotivas suíças de carga Stadler (apelidadas de
"Rolex" pelos maquinistas da empresa por cada uma ter custado mais de
8 milhões de francos
suiços), no lugar das antigas locomotivas da década de 70, para
fazer o trajeto na serra, por meio do novo sistema.
O sistema
atual da ferrovia funciona por meio de uma cremalheira "dentada" do
tipo Abt, que serve para auxiliar a distribuição de potência da locomotiva e
aumentar a aderência das rodas aos trilhos, já que a ferrovia tem uma
inclinação de até 10% em alguns trechos, onde a cada 100 metros percorridos pela
via a composição sobe 10 metros da Serra do Mar.

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