O Adeus da Honda CG 125, O Veículo Mais Vendido Até Hoje no Brasil, Artigo
Artigo
Você sabe qual
é o veículo mais vendido do Brasil na história? Se o Volkswagen Gol
automaticamente lhe veio à cabeça, você está enganado.
Porque não
estamos falando de carro, mas de veículo mais vendido. Portanto, esse título
pertence a uma moto: a CG 125, considerada o “Fusca” das motos por sua
popularidade e manutenção fácil e barata.
Com cerca de 7
milhões de unidades vendidas no mercado brasileiro (o Gol tem cerca de 6,6
milhões) em 42 anos (só perde para a VW Kombi, que foi produzida por 63 anos),
a CG 125 acaba de sair de linha.
Isso significa
que o Gol ainda pode ultrapassá-la, embora outras versões da linha CG, com
motor de 160 cm³, continuem na ativa.
Apesar de ter
feito muito sucesso durante sua existência, o modelo acabou evoluindo pouco
durante os últimos anos e perdeu espaço para a versão CG 150, lançada em 2003,
que virou CG 160 em 2016 – no ano passado, as vendas da 125 representaram menos
de 10% da família CG.
A gota d’água
que fez com que a Honda decidisse colocar um ponto final na produção é obrigatoriedade
para todas as motos novas virem equipadas de série com freios ABS ou CBS
(freios combinados) até o fim de 2019.
Segundo a
empresa, não valeria o investimento justamente pelo fraco desempenho nas
vendas. É o mesmo motivo que decretou o fim de modelos como o Fiat Mille e a VW
Kombi, que saíram de linha por não atenderem a legislação que obrigava veículos
zero km a virem com airbags e ABS de série.
A moto foi
extremamente importante na história da Honda, motivando, inclusive, a
construção da fábrica da marca na Zona Franca de Manaus, em 1976.
A CG 125 foi
ainda a primeira motocicleta no mundo com motor álcool, lançada em 1981
(atualmente roda apenas com gasolina, enquanto a 160 é flex).
Apesar do fim
da produção, o modelo continua disponível nas lojas e será vendido até acabarem
os estoques.


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