Curitiba - PR
Foto Postal Colombo N. 31
Fotografia - Cartão Postal
A Praça Rui Barbosa é um logradouro do município de Curitiba, no estado do Paraná.
Na praça está localizado o principal terminal de transporte urbano, unificando várias linhas de ônibus do centro da capital com alguns dos mais importantes bairros, além da principal Rua da Cidadania Matriz de Curitiba, que oferece serviços populares de restaurante, várias lojas comerciais e uma unidade da URBS e o prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Seu terreno era um descampado, no qual existia uma vertente conhecida como Olho D'Água dos Sapos, que foi canalizada até um chafariz pelo engenheiro Antônio Rebouças, inaugurado em 1871 no Largo da Ponte (atual Praça Zacarias).
Em 1880, após a abertura da Santa Casa de Misericórdia, o descampado passou a ser chamado Largo da Misericórdia. Com a queda do Império seu nome foi alterado para Praça da República. Apenas na década de 1920 recebeu o nome atual.
Até 1954 foi utilizado para manobras e instruções de recrutas, pois ali existia o quartel do 15º Batalhão de Caçadores. O espaço também foi destinado para exposições variadas, circos, parque de diversões e eventos religiosos. O descampado só foi urbanizado e transformou-se em praça durante a gestão do prefeito Ney Braga, em 1955. Entre a década de 1970 e começo da década de 1990 abrigou o Teatro de Bolso, um dos teatros populares da cidade.
Era o antigo Largo da Misericórdia. Recebeu sua primeira urbanização em 1913, quando passou a se chamar Praça da República. O nome foi mudado para Praça Rui Barbosa, em 1923, após a morte do jurista baiano. Em 1954, recebeu nova reforma e outras alterações ocorreram posteriormente para abrigar os terminais de ônibus e o Mercado.
Fica no Centro de Curitiba, é um bom espaço de lazer e importante centro de conexão de transporte público. A Praça abriga o Mercado Público (oficialmente, Centro Comercial Rui Barbosa) e está cercada por prédios históricos, como a Santa Casa da Misericórdia e a Igreja Bom Jesus.
Seu nome é uma homenagem ao mais importante jurista brasileiro, o baiano Ruy Barbosa, o Águia de Haia e patrono do Senado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário