sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Vaso com Flores (Vaso com Flores) - Anita Malfatti



Vaso com Flores (Vaso com Flores) - Anita Malfatti
Coleção privada
OST



A obra, de gênero natureza-morta, representa um vaso com flores de diversas cores e espécies.
O jarro, aparentemente de porcelana, é composto por padrões decorativos florais em tons de branco, amarelo, verde e azul - variações cromáticas típicas das antigas faianças italianas renascentistas.
A profusão de cores e variedade de espécies das flores contidas no vaso de porcelana chamam a atenção: há desde tímidos delfinos azuis e liláses e frésias amarelas a cravíneas em tons de rosa e vermelho. Destaca-se no quadrante centro-direita um crisântemo de cor branca, que parece atrair o olhar do observador.
No quadrante inferior direito consta a assinatura "Anita Malfatti" em cor preta.
Filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Betty Krug, Anita Malfatti nasceu no ano de 1889, apenas 17 dias depois de proclamada a República, na cidade de São Paulo. Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais à cidade de Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida. Voltando ao Brasil, teve à sua disposição Miss Browne, que a ajudou no desenvolvimento do uso da escrita e no aprendizado do desenho com a mão esquerda. Essa Miss Browne deve ter sido a educadora norte-americana Márcia P. Browne que assessorou Caetano de Campos na reforma que empreendeu no ensino primário e normal em São Paulo, nos primórdios da República. Miss Browne organizou e foi a primeira diretora da Escola Modelo anexa à Escola Normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário