Rio de Janeiro - RJ
Coleção privada
OST - 127x142 - 1929
O estilo de
pintura ousado, colorido e original de Tarsila do Amaral, evidente na obra
“Cartão postal”, fez dela uma líder no movimento de arte moderna do Brasil. Ela
era membro do Grupo dos Cinco, que incluiu outros quatro artistas brasileiros
que influenciaram fortemente a cena artística do país no início do século XX.
“Cartão postal” mostra a cidade do Rio de Janeiro circundada pela sua paisagem
verdejante e montanhosa. Em primeiro plano, um macaco reclina-se na copa de uma
árvore, enquanto colinas despontam a partir do horizonte, à distância. Tarsila
passou a moldar a compreensão popular sobre a cultura e a identidade
brasileiras, pintando as pessoas do país e as paisagens habitadas por elas.
A
composição Cartão Postal, obra da artista brasileira Tarsila do Amaral,
retrata a cidade do Rio de Janeiro, nosso mais belo cartão postal, cantada em
verso e prosa em todo o mundo. O macaco presente na pintura, com um filhote nas
costas, é um bicho antropofágico, que simboliza a antropofagia do Movimento do
qual participava a pintora.
A obra Cartão
Postal faz parte da Fase Antropofágica da pintora, considerada a
mais importante de sua carreira. Dessa fase também são as obras Abaporu (1928), O
Lago (1928), O Ovo (1928), A Lua (1928) e Antropofagia (1929).
O movimento
antropofágico foi liderado por seu marido à época, Oswald de Andrade, e
iniciado com o quadro Abaporu da pintora, já visto no blog. O
objetivo desse movimento era apreender a arte estrangeira, principalmente a
europeia, degluti-la e dessa pasta, criar uma arte que fosse o mais brasileira
possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário