Antiga Rua do Brás, Atual Avenida Rangel Pestana, 1887, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O bairro do Brás, situado na região central
de São Paulo, nasceu como uma região de chácaras, cresceu e se desenvolveu como
bairro operário e "pátria" dos imigrantes italianos, depois acolheu
os migrantes nordestinos, conheceu sua decadência e deterioração urbana e hoje
é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade,
destino diário de milhares de sacoleiros e sacoleiras de todo o Brasil.
A origem do Brás está ligada à figura do
português José Brás. Diz a história que José Brás, proprietário de uma chácara
na região, teria construído a igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ao
redor da qual desenvolveu-se um povoado que daria origem ao bairro do Brás.
A região era conhecida como paragem do Brás,
pois servia de parada para os que se dirigiam da freguesia da Sé à freguesia de
Nossa Senhora da Penha, onde já existia um povoamento desde o século 17. Esse
caminho de 1,5 léguas, conhecido como estrada da Penha, compreende hoje as
avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia. Pelos registros históricos, havia, pelo
menos desde 1744, procissões que conduziam a imagem de Nossa Senhora da Penha
de França da igreja da Penha até a igreja da Sé, no centro, usando a estrada da
Penha. Com a sua construção, a igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na paragem
do Brás, passou a ser ponto de parada obrigatória dessas procissões, o que
contribuiu para o desenvolvimento da região.
Então, em 8 de junho de 1818, o Brás foi
alçado à categoria de freguesia e a igreja construída por José Brás tornou-se a
sua matriz. Nascia assim o bairro do Brás.
Mesmo assim, o Brás era um bairro despovoado, com imensas áreas vazias e com fortes características rurais, com suas chácaras e atividades agrícolas. As inundações do rio Tamanduateí impediam um crescimento mais acelerado do bairro e o isolavam do centro da cidade. Em 1836, um recenseamento apontava que a população do bairro era de 659 habitantes. Um levantamento de 1865 totalizava 164 casas.
O Brás, entretanto, fazia a ligação entre a colina de São Paulo e a da Penha. Era também caminho para o Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. E crescia com a doação legal de terras e também com a posse ilegal de terrenos devolutos. Gente humilde construía suas casas de taipa ao lado de chácaras de famílias ricas. Viajantes descreviam o bairro como um conjunto de "elegantes casas de campo e chácaras", onde residiam famílias abastadas, ao lado de "casebres e ranchos menos aristocráticos".
Mesmo assim, o Brás era um bairro despovoado, com imensas áreas vazias e com fortes características rurais, com suas chácaras e atividades agrícolas. As inundações do rio Tamanduateí impediam um crescimento mais acelerado do bairro e o isolavam do centro da cidade. Em 1836, um recenseamento apontava que a população do bairro era de 659 habitantes. Um levantamento de 1865 totalizava 164 casas.
O Brás, entretanto, fazia a ligação entre a colina de São Paulo e a da Penha. Era também caminho para o Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. E crescia com a doação legal de terras e também com a posse ilegal de terrenos devolutos. Gente humilde construía suas casas de taipa ao lado de chácaras de famílias ricas. Viajantes descreviam o bairro como um conjunto de "elegantes casas de campo e chácaras", onde residiam famílias abastadas, ao lado de "casebres e ranchos menos aristocráticos".
A partir da segunda metade do século 19, a
cultura do café impulsionou a urbanização e industrialização da cidade de São
Paulo. Chegaram à cidade os trilhos da São Paulo Railway, que ligava Santos a
Jundiaí. A estação do Brás foi inaugurada em 1867 e, ao longo desses trilhos,
desenvolveu-se a indústria e o pequeno comércio. Com seus terrenos baratos e sujeitos
a inundações, Brás e Mooca tornaram-se o principal destino da maioria dos
trabalhadores que chegavam à cidade.
A forte presença de imigrantes, em especial
italianos, caracterizou o bairro nessa época. Os que chegavam da Europa e de
outros lugares ao porto de Santos eram levados de trem até São Paulo e de lá
encaminhados para a lavoura de café no inteiror do Estado. Outros fiacavam na
cidade atraídos pela indústria e comércio. Para receber e dar abrigo provisório
aos imigrantes, começou a funcionar, em 1882, no Bom Retiro, uma hospedaria.
Como o local mostrou-se inadequado, foi construída a Hospedaria de Imigrantes,
localizada no Brás, para substituir a antiga edificação. Construída ao lado dos
trilhos do trem, a Hospedaria de Imigrantes recebeu seus primeiros
"hóspedes" em 1887.
O Brás cresceu com a chegada dos imigrantes.
Novas ruas e alamedas foram abertas. Em 1903, uma nova e maior igreja do Senhor
Bom Jesus de Matosinhos foi inaugurada. A antiga, construída por José Brás e
reformada em 1803 por José Corrêa de Morais, seria demolida no ano seguinte.
Entretanto, o bairro era humilde, muitas ruas
ainda eram intransitáveis e, durante a época das chuvas, as águas do rio
Tamanduateí tomavam as ruas do Brás.
No século 20, o Brás mudou de feição. A partir da década de 40, o bairro passou a receber os milhares de migrantes nordestinos que chegavam à cidade todos os dias a procura de uma vida melhor. O reduto de italianos conheceu o crescimento desordenado e a decadência. Na década de 70, com a construção das estações Brás, Pedro 2º e Bresser do Metrô, centenas de casas foram desapropriadas e milhares de pessoas perderam suas casas. Hoje, as ruas do bairros são sinônimo de comércio popular.
No século 20, o Brás mudou de feição. A partir da década de 40, o bairro passou a receber os milhares de migrantes nordestinos que chegavam à cidade todos os dias a procura de uma vida melhor. O reduto de italianos conheceu o crescimento desordenado e a decadência. Na década de 70, com a construção das estações Brás, Pedro 2º e Bresser do Metrô, centenas de casas foram desapropriadas e milhares de pessoas perderam suas casas. Hoje, as ruas do bairros são sinônimo de comércio popular.
Como outros bairros paulistanos com fortes
traços de imigração italiana, o Brás também criou sua festa tradicional. É a
festa de São Vito, comemorada nas ruas do bairro desde 1919. Em 1895, um grupo
de imigrantes italianos trouxe a imagem de São Vito Mártir para o Brasil. O
santo começou a ser reverenciado no bairro e, em 1940, foi criada a paróquia de
São Vito.
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