Leonardo da Vinci Pintou Três Versões da Tela "Dama com Arminho", Artigo
Artigo
Usando uma
nova técnica de análise, o cientista francês Pascal Cotte descobriu que a obra
"A Dama com Arminho", de Leonardo da Vinci (1452-1519), teve três
diferentes versões.
Historiadores acreditavam que a pintura de
1489 ou 1490, que representa a milanesa Cecilia Callerani, sempre tivesse
incluído um arminho, animal carnívoro da família das doninhas.
O duque de Milão, amante da jovem e principal
patrono do artista na cidade, era conhecido como "o arminho branco".
Após três anos utilizando um novo método de
análise de imagens chamado "Layer Amplification Method" ("Método
de Amplificação de Camadas"), Cotte descobriu que da Vinci tinha, a
princípio, feito apenas um retrato da jovem.
Nas duas versões subsequentes, o pintor
adicionou o animal e fez mudanças no vestido e na posição das mãos de
Callerani.
"A
técnica LAM nos permite descascar a pintura como uma cebola, removendo a
superfície para ver o que está acontecendo dentro e atrás das diferentes
camadas de tinta," afirmou Cotte à BBC.
Para isso, projetam-se luzes fortes na
pintura enquanto uma câmera mede os reflexos. A partir dessas medidas é
possível reconstituir o que estava pintado sob a última camada de tinta.
A pintura é normalmente exibida no Museu
Nacional de Cracóvia, na Polônia.

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