Artigo
As gerações mais novas provavelmente não se lembram, mas a primeira tentativa de se implantar um parque temático no Brasil tem quase 30 anos de idade.
Em 1968, no auge de sua carreira, o comediante José Vasconcelos, fundou a Vasconcelândia Empreendimentos Turísticos S/A.
Com um terreno de 1 milhão de metros quadrados, doado por um empresário e localizado no município de Guarulhos, José Vasconcelos teve a ideia de construir uma grande área de lazer.
A Vasconcelândia teria hotel, restaurante, lagos e ilhas artificiais, brinquedos e representações das cidades brasileiras. Um trenzinho iria levar o visitante a cada cenário.
A inspiração vinha da Disney e de outros parques dos Estados Unidos, que Vasconcelos tinha visitado quatro anos antes.
Para levantar os recursos necessários, o comediante aproveitou o "boom" que a Bolsa de Valores registrava na época e começou a vender ações no mercado de balcão.
"Mas a partir de 74 não se vendia mais ações e a Vasconcelândia começou a dar prejuízo", disse o comediante. "Não havia apoio oficial e foi ficando difícil", afirmou.
Os tempos de dificuldade se arrastaram por mais de 10 anos. Em 1987, por pressão familiar, Vasconcelos arrendou o negócio para um grupo do Rio de Janeiro.
Neste ano, a Vasconcelândia foi leiloada para saldar uma dívida junto ao governo federal.
"A ideia valeu a pena e não me arrependo de ter feito", disse Vasconcelos.
Ainda na década de 70, para contornar as dificuldades financeiras, o comediante chegou a procurar empresários alemães e japoneses.
Eles desistiram do negócio assim que souberam que não havia uma rodovia pavimentada de acesso ao parque.
"A Embratur engavetou o meu projeto duas vezes", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário