Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Rotundas são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular, variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
Rotunda de Ribeirão Preto 360 graus:
A rotunda ficava no pátio da estação antiga de Ribeirão Preto. Houveram duas rotundas. Quanto à primeira delas, não se sabe a data de sua construção - o pátio é de 1885 - e era um edifício de apenas 90 graus. Sua demolição deve ter ocorrido quando a segunda foi aberta em 1912-1913. A construção dessa nova rotunda, agora com dois giradores e não somente um, ficou a cargo da empreiteira "Fratelli Massini", da qual a Mogiana era grande cliente. Essa empresa também construiu as novas "Oficinas" de Campinas (inclusive todo o pátio novo da Mogiana naquela cidade) e o Palácio da Mogiana.
A demolição de todo o conjunto deu-se no final de 1967, dois anos e meio depois da transferência da estação para o pátio da estação nova, do outro lado da cidade. Alguns dizem que a rotunda ainda teria sobrevivido até por volta de 1972, mas isso não tem confirmação. A estação nova não possui rotunda. No final dos tempos de funcionamento da estação, a rotunda tinha 360 graus.
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