Museu Calouste Gulbenkian Lisboa
OST - 53x73 - 1872
A pintura foi executada em 1872, ano de realização do célebre
Impression, soleil levant (Musée Marmottan, Paris). Embora apresente um esquema
de composição possivelmente inspirado em Fantin-Latour (Mesa com Flores e
Frutos, Museum of Fine Arts, Boston), que abordou o género dentro da tradição
clássica, pode afirmar-se, neste caso, que se acrescenta ao tema um tratamento
inovador. Esta conceção encontra paralelo na época em Édouard Manet, na obra
Natureza-morta com Melão e Pêssegos (National Gallery of Art, Washington), de
cerca de 1866, na qual o pintor procurou intencionalmente incorporar aos
objectos inanimados o conteúdo subjetivo da sua apreciação pessoal.
Uma sequência ordenada de
formas esféricas estrutura exemplarmente a representação - os frutos da estação
estival estabelecem um diálogo cromático subtil com os objetos de porcelana
chinesa cuidadosamente dispostos no espaço - e permite entender o conjunto como
um discurso plástico coerente. A estética de ar livre, tão cara aos
impressionistas, invade de luz toda a superfície da tela, conferindo-lhe, nessa
medida, uma singular originalidade. É através da cor, porém, que Monet melhor
expressa uma realidade que se destina, essencialmente, à apreensão pelos
sentidos.
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