Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
Construção dos Palacetes Prates, São Paulo, Brasil
Construção dos Palacetes Prates, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
De autoria desconhecida, esta cena registrada provavelmente entre 1902-1904, nos mostra a construção do belíssimo Palacete Prates 2 — concomitantemente e não visível está em andamento ao lado, o Palacete Prates 1 que seria locado em 1914 à Prefeitura Municipal de São Paulo e Câmara Municipal. A partir de 1913 e até o início da década de 1950, o Prates 2 abrigou a sede do Automóvel Club de São Paulo. Um dos homens mais ricos e poderosos da época, Eduardo da Silva Prates, o Conde de Prates (título concedido pelo Papa Leão XIII), importou da França os materiais utilizados em seus empreendimentos projetados e construidos pelo Escritório Técnico de Samuel Augusto das Neves e seu filho Christiano Stockler das Neves.
Demolido, o Palacete Prates 2 cedeu lugar ao Edifício Conde de Prates erguido entre 1954-1957. Ao fundo à esquerda, a estreita Rua Nova de São José, atual Líbero Badaró. No lado oposto do Viaduto do Chá, o início da construção do Palacete Prates 3 — inicialmente planejado para ser a residência do influente empresário. No entanto, o prédio acabou sendo destinado ao Grand Hôtel de la Rôtisserie Sportsman; em seguida, como sede do jornal Diário da Noite — até sua demolição em 1935 para ceder o terreno às obras do Edificio Conde Luiz Eduardo Matarazzo. Ao fundo, a Rua Dr. Falcão Filho, a antiga Ladeira de Santo Antônio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário